De dois terços a três quartos do corpo humano são constituídos por água! Dependendo de alguns fatores, inclusive a idade.
- Pelos cálculos da ONU-Organização das Nações Unidas, há falta de água em pelo menos 26 países, afetando cerca de 232 milhões de pessoas. O problema ocorre no Oriente Médio, em países africanos e até mesmo europeus. No Brasil, como em muitos desses países, busca-se soluções para resolver a questão, mas a conscientização pública através de campanhas para o uso racional da água é a única providência concreta, mas de eficácia duvidosa. É lamentável, mas poucas pessoas estão realmente economizando água.
- A água compõe entre 70% a 80% do nosso peso corpóreo, mas pode chegar a 90% nos recém-nascidos, devido ao seu metabolismo acelerado. Afinal, todas as denominadas reações bioquímicas dependem desse fluído vital. Por isso, um ser humano pode morrer no prazo de apenas dois dias, sem água.
- 100 anos antes de Cristo, um homem consumia 12 litros de água por dia para satisfazer as suas necessidades. O homem romano, aumentou esse consumo para 20 litros diários, e, no século XIX o homem passou a consumir 40 litros, nas cidades pequenas, e 60 litros/dia, nas cidades grandes. Já no século XX, o homem moderno chega a consumir 800 litros de água por dia, para atender as suas necessidades... Chega a gastar 50 litros de água somente numa rápida ducha de 3 minutos!
- Para se produzir um barril de boa cerveja, é necessária a utilização de 1800 litros de água; ou 2000 litros para cada tonelada de sabão... Entretanto isso não é nada, comparado ao consumo de 250.000 litros, usados na produção de uma tonelada de aço.
Um milhão de litros de água, são gastos para se produzir mil quilos de papel, e 2.750.000 litros para se produzir mil quilos de borracha !!!
Economize água!! Faça um uso racional do nosso bem mais valioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário